“O universal é o local sem paredes.” (Miguel Torga) "Escrever é um ato de liberdade." (Antônio Callado) "Embora nem todo filho da puta seja censor,todo censor é filho da puta." (Julio Saraiva)

terça-feira, 12 de outubro de 2010

Garrincha (Julio Saraiva)

antes de agarrá-lo e colocá-lo no papel
sumia como uma miragem
esperei a noite toda
como se fosse meu primeiro encontro

se meus olhos vêem
minhas mãos sabem fazer
(onde nada demora a correr)

cheiro verde e quentro
não crescem em árvores
como a luz matinal
tocando a lata esverdeada
o sol escalando lentamente a montanha

envolve as rochas como manto
as ovelhas brilham como pérolas
vejo um Garrincha no seu olhar
(é quando o milho amadurece)

uma voz fina e clara
como a corda de um violino
a melodia dos passos
dos versos prateados
que ao som do violino
mantém o compasso

(os ventos todos se apaixonam por ti)

Vania Lopez

Esse poema nasceu em homenagem
ao querido Julio Saaiva

3 comentários:

  1. este poema toca-me profundamente. além de garrincha, o anjo das pernas tortas, ter sido o meu ídolo, ninguém mais do que ele retratou a alma do povo brasileiro. queria só jogar futebol, não importava se em pau grande - sua cidade natal -, no interior do rio de janeiro ou no maracanã lotado, com a camisa do botafogo, seu clube, o da estrela solitária. ele queria jogar. foi um gênio. o "aleijado", como o chamavam, era um mágico. ganhou a copa de 1962 para o brasil sozinho. e nem sabia que estava jogando uma copa do mundo. no jogo final, ele disse ao seu compadre, o lateral-esquerdo nílton santos: "mas que campeonato besta. não tem segundo turno?!" garrincha, o mané do povo, morreu sem saber da grandeza que tinha. faço minhas as palavras do colega jornalista e poeta armando nogueira, recentemente falecido, sobre: "Deus escreve certo em pernas tortas." te amo. j.

    ResponderExcluir
  2. BALADA N°7, de Alberto Luís - para Garrincha

    "Sua ilusão entra em campo
    No estádio vazio.
    Uma torcida de sonhos o aplaude talvez.
    O velho atleta recorda as jogadas felizes:
    Mata no peito a saudade
    Driblando a emoção...
    Hoje outros craques repetem as suas jogadas.
    Ainda na rede balança seu último gol.
    Mas pela vida impedido parou
    E para sempre seu jogo acabou.
    E as jornadas felizes
    São bolas de sonhos
    Que o craque do tempo chutou..."

    ResponderExcluir
  3. Garrincha me emociona pofundamente, por isso nasceu essa homenagem pra ti. Para mim o Garrincha da pena torta...te amo daqui. bjs
    Vania Lopez

    ResponderExcluir

Compartilhe o Currupião